A partir de 18 de março de 2021, o TRT da 2ª Região conta oficialmente com o Balcão Virtual, uma plataforma de atendimento telepresencial, por meio de videoconferência. A necessidade de superar os desafios impostos pela pandemia de covid-19 trouxe mais uma canal de comunicação entre o público externo e as unidades do Tribunal.
Com esta iniciativa, advogados, partes em processos e cidadãos em geral terão uma forma de buscar atendimento sem que seja necessário o deslocamento físico. O link para acessar a ferramenta foi disponibilizado no site do Tribunal na opção Contato > Balcão Virtual.
O horário de atendimento será exclusivamente das 11h30 às 18h, nos dias em que houver expediente, de acordo com a ordem de entrada na sala. No início da videochamada - que poderá ser gravada - será necessário exibir um documento original com foto.
O servidor designado para o Balcão Virtual prestará o primeiro atendimento e poderá agendar a continuidade com outros servidores para a complementação, se necessário. Se o processo em questão estiver em segredo de justiça, o advogado ou a parte precisará comprovar sua habilitação.
O TRT 2 destaca que o Balcão Virtual não substitui o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em nenhuma de suas finalidades, não exclui outras modalidades de atendimento virtual já utilizadas e não se destina ao contato com os gabinetes de magistrados de 1º e 2º graus.
A oficialização do Balcão Virtual foi feita pelo Ato GP nº 14/2021, publicado na edição de segunda-feira (15) do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), observando a Resolução nº 372 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Dúvidas e maiores esclarecimentos entrem em contato.
Equipe Attié Calil e Advogados Associados